29.7.08

Felizes os que escolhem viver entre os que O amam



O Evangelho de São Lucas, capítulo 10, 38 a 42, fala de duas irmãs, Marta e Maria. Sobre estas Jesus disse: "Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada"!


Afinal, o que estava Marta a perder?
Marta estava também ali, à beira do Senhor. Mas só o escutava de passagem, no meio dos muitos afazeres da sua vida. Não seria mesquinha, como às vezes a imaginam, e estaria até empenhada em servi-Lo com o seu duro trabalho, em "contribuir para um mundo melhor" como hoje diríamos . Mas estava a perder " a melhor parte" da sua vida.


Maria colocou-se "aos pés do Senhor" e reservou tempo para O escutar. Era humilde.
Foi para perto dos que O amavam sinceramente e escutavam a Palavra. Soube escolher.


Nisto conheceu-se mais profundamente e escutou certamente o apelo de Jesus à sua participação na construção do Reino. Um apelo que é sempre pessoal e intransmissível. Soube encontrar o sentido mais profundo do seu existir no Seu Amor por ela e por todos os irmãos.

Ao contrário do que às vezes se afirma, o evangelho não diz que Maria se tornou uma contemplativa ou tenha trabalhado menos que Marta. Certamente trabalhou muito, como quase todas as mulheres do seu tempo (e ainda hoje). Possivelmente, fê-lo com maior acercividade e seu trabalho foi muito útil para a construção do Reino de Deus.

Soube aproveitar a experiência de O escutar entre os que O amam de coração sincero. Soube não se deixar isolar numa vida de rotina e partilhar o Seu Amor com os outros "irmãos", viver a dimensão fraterna que é a verdadeira Igreja. Soube se encontrar e ser feliz - esta parte que "não lhe será tirada". Obrigado Marta e Maria, pelo que nos ensinaste!

«Ningém se liberta sozinho, libertamo-nos em comunhão»

Sem comentários:

Song for Nadim

Para os amigos